Avançar para o conteúdo

Adesão ao Código de Marketing dos Substitutos do Leite Materno – OMS

Porque é que a ACADEMIA DE FORMAÇÃO CRISTINA PINCHO adere ao Código de Marketing dos substitutos do leite materno?

Aderir ao Código de Marketing dos Substitutos do leite materno é um dever de todos os profissionais que trabalhem com mães lactantes e bebés lactentes.

O marketing abusivo que a indústria dos leites artificiais fez e continua a fazer, levou a que as taxas de amamentação descessem a números impensáveis e contra a natureza humana, tendo impacto na saúde de mães, bebés e da sociedade em geral.

As empresas concorrem entre si e concorrem contra o leite materno, prometendo às famílias aquilo que não podem cumprir e aproveitando a vulnerabilidade das mães para fazerem o seu lucro.

O mesmo podemos dizer sobre biberões, tetinas e chuchas que prometem ser igual às mamas e mamilos e ser igual à amamentação. Apenas marketing enganoso. Por vezes, muito menos do que acontece na realidade, o leite artificial pode ser necessário.

Ninguém é contra o leite artificial, biberões ou tetinas, mas não podemos compactuar com a indústria e continuar a permitir que o marketing enganoso seja tido como uma forma de promoção da saúde.

O Movimento Amamentar em Portugal, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a proteção e promoção da amamentação e aleitamento materno em todas as áreas da sociedade, agindo de acordo com os princípios da International Baby Food Action Network (IBFAN).

O objetivo da IBFAN é coordenar esforços de proteção da amamentação, compartilhar informações e aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação e os perigos potenciais da alimentação artificial na infância.

O IBFAN atua também para sensibilizar as autoridades internacionais e nacionais quanto à implementação do código internacional de comercialização de substitutos do leite materno e das subsequentes resoluções)

Partilhar: