A pesquisa global não está ativa.
Ir para o conteúdo principal

TORNE-SE IBCLC

O IBLCE® ou Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação® é o órgão internacional independente de certificação que confere a credencial de Consultor em Lactação Certificado pelo Conselho Internacional (IBCLC®).

O objetivo da certificação IBCLC é reconhecer cada indivíduo que preencha os critérios estabelecidos que sustentam os padrões da prática e consequentemente promovam a proteção do público.

Um IBCLC é um membro profissional da equipa de cuidados de saúde que obteve e mantém a credencial que identifica o conhecimento e a competência nos cuidados e na prática clínica da amamentação. Um indivíduo portador desta credencial preencheu requisitos definidos de elegibilidade e foi aprovado(a) em um exame rigoroso e sólido em psicometria.
O IBCLC trabalha de forma independente e em colaboração para empoderar mães, crianças e famílias para atingir seus objetivos de amamentação.










Requisitos de Elegibilidade ao Exame IBCLC
para TODOS os candidatos

14 disciplinas de ciências da saúde (3) (6)
(Inclui Suporte Básico de Vida atualizado) (1) (2)

90 horas de formação específica em lactação (1) (4)
5 horas de formação em comunicação (1) (5)

Todos os candidatos devem ter experiência clínica relevante. (1)
Experiência clínica específica em lactação é a prestação de serviços de cuidado materno-infantil no apoio a famílias que estão a vivenciar a amamentação, incluindo assistência em lactação a grávidas e lactantes, educação parental e formação para profissionais.
A experiência clínica pode ser obtida através de uma de 3 rotas dependendo da experiência prévia dos candidatos.

O Código de Conduta Profissional para Consultores em Lactação Certificados pelo Conselho Internacional do IBLCE e procedimentos relacionados estão disponíveis ao público no site do IBLCE.
O objetivo é definir a conduta profissional dos IBCLCs e proteger o público.
Parte integrante do código de conduta é a aderência aos princípios e objetivos do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e as subsequentes e pertinentes resoluções da Assembleia Mundial da Saúde.

(1) Adquiridas nos 5 anos imediatamente anteriores à candidatura de certificação.
(2) Incluída nas ciências da saúde.
(3) Os detentores de uma licenciatura na área da saúde têm este requisito (precisam de ter suporte básico de vida atualizado.
(4) A Academia de Formação Cristina Pincho tem vários cursos que podem perfazer a soma das horas necessárias.
(5) A Academia de Formação Cristina Pincho oferece formação na área da Comunicação.
(6) As disciplinas de Ética para Profissionais, Terminologia Médica, Documentação Médica, Segurança Ocupacional e Segurança para Profissionais de Saúde, Precauções Universais de Segurança e Controlo de Infeções e Suporte Básico de Vida, podem ser realizadas na Academia de Formação Cristina Pincho






Rotas para obtenção de horas em experiência clínica especifica em lactação

Sou profissional de saúde e trabalho com amamentação em contexto apropriado de supervisão
ou
Presto apoio à amamentação numa Organização reconhecida no Apoio à Amamentação

Mínimo de 1.000 horas de prática clínica específica em lactação, em contexto apropriado de supervisão.

A Rota 2 é por um percurso académico ainda não disponível em Portugal.

Sou profissional de saúde ou outro, mas não tenho número de horas de apoio à amamentação em contexto apropriado de supervisão.

Mentoria com um IBCLC Mínimo de 500 horas de prática clínica específica em lactação com supervisão direta de um IBCLC, como descrito no Guia de Planeamento da Rota 3.

IMPORTANTE !
Esta informação não dispensa a consulta e leitura do Manual do Candidato. Para dúvidas especificas deve contactar diretamente o IBLCE.
No caso de optar pela Rota 3, temos um programa de mentoria. Se estiver interessada, contacte-nos