Profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, osteopatas, profissionais da área da educação e área social, que trabalhem ou que, no exercício da sua profissão, contactem com mulheres grávidas ou em pós-parto.
- Fatores de risco para a depressão no período perinatal
- O papel da amamentação na proteção da saúde mental. A saúde mental materna e dos bebés
- Sintomas e causas de depressão, instrumentos de avaliação
- Primeiros socorros psicológicos adaptados ao pós-parto
- Plano de tratamento amigo da amamentação
O desenvolvimento do curso será suportado pela articulação de vários métodos pedagógicos, privilegiando a participação e análise crítica por parte dos formandos. Desta forma, a análise e exploração dos temas do curso será facilitada pela visualização e análise de vídeos e análise e resolução de estudos de caso, tendo como método privilegiado o método ativo. Este método será articulado com momentos de exposição/sistematização e de colocação de questões complementares.
A validação das aprendizagens dos formandos será suportada pela realização de um teste final, composto por 10 questões. Para garantir aproveitamento no curso, o resultado obtido no teste terá de ser igual ou superior a 10 valores.
Cumulativamente, para garantir aproveitamento no curso, os formandos terão de registar uma assiduidade de 100% na carga horária do curso.
Quando os formandos cumprem as condições definidas para o aproveitamento no curso, têm acesso a um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO, de acordo com a Portaria 474/2010.