Profissionais que se queiram candidatar ao exame para obtenção de certificação de Consultor Internacional de Lactação (IBCLC).
Profissionais de saúde e de áreas afins que queiram aprofundar os seus conhecimentos e adquirir competências avançadas na área da ciência da Lactação.
Módulo 1 - A história da
Amamentação. O consultor de lactação. IBCLC e IBLCE
- Breve
resumo da história da amamentação
- Como a cultura influenciou os processos
- Passeando pela história
Módulo 2 - A ciência da lactação
- Anatomia da mama
- Mamogénese
- Lactogénese
- Fisiologia da
Lactação
- Especificidades
na Anatomofisiologia
- Anomalias no
desenvolvimento mamário
Módulo 3 - Amamentação, farmacocinética e outras substâncias e contaminantes
- Farmacologia
- Grupos Etários
- Outras Situações
Módulo 4 - O leite humano
- LH – Prematuros
- Composição e Funções do LH
Módulo 5 - Lactação e nutrição
- Concentração de
Nutrientes no LH
- Especificidades
de algumas dietas
- Suplementação
- Impacto de dieta
processada e rica em gorduras saturadas e impacto no SI imune do RN
- Mitos: Ingestão
de água aumenta produção
- Taxa metabólica
basal
- Dieta materna e
cor do LH
- Alteração do
cheiro do leite extraído
- Dietas Materna e
Sabor
- Líquido Amniótico
como fonte de experiência sensorial e fonte nutricional
Módulo 6 - Preparar a Amamentação
- Riscos do leite
artificial
- Iniciativa
Hospital Amigo dos Bebés
- Considerações
pré-natais:
- A decisão de
amamentar
- Preparar a
amamentação
- Práticas
hospitalares que suportam a amamentação
- O parto: a experiência
de parto, as práticas obstétricas, a rede de apoio e os planos de pós-parto
Módulo 7 - O recém-nascido
- Fisiologia do
recém-nascido
- Anatomia da
Amamentação
- Física da Sucção
- Crescimento e
desenvolvimento nas primeiras semanas
Módulo 8 - O início da amamentação
- Começar a
amamentação: pele com pele, a pega, as posições
- Amamentar gémeos
ou em tandem
- Sucção nutritiva
e não nutritiva
- Sucção na mama vs
sucção nas tetinas
- Dificuldades na
pega e sucção do bebé
Módulo 9 - Os primeiros desafios
- Estabelecer a
produção de leite.
- A ativação
secretória (lactogénese II)
- Queixas dos
mamilos
- Os ductos
entupidos, mastite e abscesso mamário.
- Dificuldades na
transferência de leite, perceção de baixa produção de leite, como gerir as
preocupações do crescimento infantil e da baixa produção de leite
Módulo 10 - Amamentação duradoura
- Padrões de
crescimento no bebé amamentado
- Desenvolvimento
infantil no 1º e 2º ano de vida
- Amamentar depois
dos 2 anos de vida
- Desmame
Módulo 11 - Amamentar em situações especiais
- Atraso no estabelecimento
da Amamentação
- Hiperbilirrubinémia
- Hipoglicemia
- Relactação e Indução
da Lactação
- Lactação em períodos de
emergência
- Bebé que recusa mamar
Módulo 12 - Saúde da mãe
- Patologia Mamária
- Condições de
Saúde da Mãe e Lactação / Amamentação
Módulo 13 - Saúde da criança
- Condições saúde
específicas ou crónicas
- Fenilcetonúria
- Galactosemia e
Variante de Duarte
- Fendas palatinas
- Condições do
tónus muscular
- Comprometimento
neurológico
- Sequência de
Pierre-Robin
- Síndrome de Down
- Transtorno de
processamento sensorial
-
Riscos da
utilização do leite artificial para a saúde da criança
Módulo 14 - IBCLC e IBLCE
-
IBCLC e IBLCE:
- Resumo histórico
- Contributo do
IBCLC
- Os caminhos para
atingirmos a certificação
- Documentos que
regulam a prática do IBCLC
- Ética
- O Código
Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno
Módulo 15 - Dispositivos e técnicas
- O bebé prematuro
- KMC - Kangaroo
Mother Care/Método Canguru
- Estabelecimento
da lactação no parto pré-termo
- Experiências
orais no prematuro
- Progressão da
alimentação por gavagem para a mama
- Avaliar prontidão
maturacional para mamar
- Transição para a amamentação
- Mamadas iniciais
-
Alternativas à
amamentação
- A cultura nas
UCIN
- Dispositivos e
técnicas
- Pinch Test ou
teste de pinça
- Técnica de
Hoffman
- Técnica de
Massagem Mamária
- Compressões
mamárias
- Técnica de
Massagem Mamária Integrada
- Massage stoke shake
- Técnica de Marmet (Preparar para extração)
- Massagem Oketani
- Drenagem
linfática
-
Técnica de
Pressão Reversa
- C-Hold ou mão em forma de “C”
- Posição Mão de
Dançarina
- Dispositivos
Módulo 16 - Comunicação
- Vantagens da
comunicação
- Doença vs.
Dolência
- Comunicação
focado no doente vs. no clínico
- Entrevista
clínica: passo a passo
- Competências
específicas
Módulo 17 - Investigação científica
- Teorias
científicas relacionadas com a amamentação
- A origem das
metodologias de investigação
- Tipos de métodos
científicos
- Métodos
qualitativos
- Métodos
quantitativos
- Outros métodos
- Elementos de
investigação
- Avaliar
investigação na prática clínica
O curso tem associado
um itinerário pedagógico de 140 horas, composto por 25 sessões síncronas, com
uma duração total de 100 horas, enriquecidas por momentos de trabalho
assíncrono com uma duração prevista de 40 horas, permitindo desenvolver a
aprendizagem de forma progressiva.
No âmbito das sessões síncronas, para além da componente
teórica, organizada de acordo com os principais conteúdos a serem abordados no
exame, o curso tem uma importante componente de análise de casos práticos, com sessões
inteiramente dedicadas à resolução de exames e ao desenvolvimento de materiais
e grupos de estudo. Esta metodologia permite que os formandos se familiarizem
com a tipologia do exame e consigam identificar
as suas áreas de maior dificuldade, contando com o apoio dos e-formadores para
as ultrapassar.
Entre
cada sessão síncrona, os formandos devem analisar os documentos/recursos
interativos disponibilizados para reforço dos conhecimentos associados a cada
tema.
Ao
longo do curso existem sessões especificamente realizadas para os formandos
poderem esclarecer juntos dos e-formadores as suas questões e para realizarem
exames de consolidação dos seus conhecimentos. Para a realização e correção dos
exames de preparação, os formandos são divididos em salas simultâneas (salas
zoom) e têm um tempo limite para realizar o exame. No final, os exames são
corrigidos em conjunto com o grupo inteiro.
Ao longo do curso, os formandos são
desafiados a realizar diversas atividades que permitem a validação das suas
aprendizagens e a recolha de feedback sobre o percurso que se encontram a
desenvolver. Estas atividades podem acontecer em sessão síncrona ou na
componente assíncrona do curso.
Em termos de validação formal das
aprendizagens, para efeitos de classificação final do curso e aproveitamento no
mesmo, a metodologia de avaliação das aprendizagens dos formandos no curso
incide sobre a realização ao longo do curso de um trabalho obrigatório cujo
tema é previamente escolhido no início do curso, em conjunto com os
e-formadores. A apresentação do trabalho é realizada numa das sessões síncronas
finais definidas para o efeito aos
formadores e ao resto do grupo de formandos. Para garantir aproveitamento, os formandos têm de obter uma
classificação igual ou superior a 10 valores.
Para garantir aproveitamento no
curso, os formandos têm também de garantir uma assiduidade mínima de 90% nas
sessões síncronas.
Quando os formandos
cumprem as condições definidas para o aproveitamento no curso, têm acesso a um
Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO, de acordo
com a Portaria 474/2010.